Ocorreu no dia 20 de maio de 2015, o 1º Dia do Empreendedor na Fatec Lins - Professor Antônio Seabra.

Esta é uma ação do Projeto Empreendedor do Futuro, realizada pelo Núcleo de Inovação e Tecnologia  Fatec Lins, célula da Agência INOVA Paula Souza, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Tecnológico de Lins (Adetec) e a Incubadora de Empresas de Lins.

O evento teve como objetivos apresentar, ao corpo discente e docente da faculdade, as ações promovidas pelas três agências, visando o desenvolvimento econômico sustentável em Lins e região e, principalmente, fomentar o espírito empreendedor em todos os 450 presentes entre alunos e professores dos períodos matutino e noturno.

A ação ocorreu com palestras rápidas, informais, onde foram apresentadas as atividades de cada agência e as atividades que ocorrem em cooperação.

Valter Dal Bello, gerente do Centro de Inovação da Adetec,  apresentou a agência e suas iniciativas no domínio das políticas públicas voltadas para o desenvolvimento econômico, tecnológico e social de Lins e região. Flávio Anequine, gestor da Incubadora de Empresas de Lins descreveu as atividades da Incubadora, um ambiente especialmente adaptado para acolher micro e pequenas empresas nascentes ou em operação que buscam o desenvolvimento de suas atividades. Além disso, Flávio apresentou os programas de Incubação e Pré Incubação de empresas, além do programa de assessoria às empresas associadas à Adetec.

Viviane Faustine, analista de finanças e coordenadora do programa Hotel de Projetos, apresentou as atividades que vêm ocorrendo na Incubadora com grupos de alunos e ex-alunos de instituições nas mais diversas áreas, visando o desenvolvimento de suas ideias e a transformação dessas ideias em produtos, além da concepção do modelo de negócio adequado para que esses grupos possam se transformar, posteriormente, em empresas, incubadas ou não, mas preparadas para encarar o mercado de trabalho. O jovem Edivaldo Campos, agente de inovação da Adetec, apresentou opções de atitudes, que os membros de nossa comunidade podem assumir, visando fomentar o espírito empreendedor.

Foram realizadas ainda oficinas de "Canvas Para Modelo de Negócios", com alunos e professores, além de uma Mesa Redonda com Professores da Fatec Lins, para o estabelecimento de um projeto de ações diretas e contínuas entre Adetec, NIT - Fatec Lins e o Corpo Docente da instituição.

A ação foi encerrada pelo Professor Fábio Lúcio Meira, agente de inovação da Agência Inova Paula Souza, e coordenador do Núcleo de Inovação da Fatec Lins - Professor Antônio Seabra. O professor Fábio apresentou as atividades do NIT - Fatec Lins e convidou a todos os alunos e professores que tiverem o interesse ou desejo de levar adiante uma proposta de projeto a conhecer a sala do Núcleo, no Bloco I da Fatec Lins.

Além disso, o professor Fábio realizou o lançamento dos projetos Empreendedor do Futuro e Desafio Inova. Os concursos, ambos em sua 3ª Edição, têm como objetivo a apresentação de produtos e modelos de negócio de projetos apresentados por alunos.

Projeto Empreendedor do Futuro

O Projeto Empreendedor do Futuro ocorre em Lins e contempla alunos e ex-alunos de instituições de ensino superior, técnico e profissionalizante. Este ano, as instituições participantes são: Fatec Lins - Professor Antônio Seabra, Etec Lins, Unisalesiano de Lins, Senai - Lins, Fatec Marília, Etec Marília, Fatec Garça, Etec Cafelândia e Unilins.

Como participar?

Inscreva seu projeto através do site www.empreendedordofuturo.org no período de 01 a 30 de setembro de 2015. Para a inscrição serão necessários os dados do grupo e com a descrição do projeto em formato próprio.

Os trabalhos deverão se encaixar em um dos três eixos:

• Tecnologia da Informação e Comunicação
• Gestão
• Processos Industriais

Todos os projetos deverão ser apresentados perante uma banca avaliadora, composta por empresários, consultores e investidores, sendo a apresentação obrigatória. A apresentação seguirá o formato de Pitch Elevator.

Os melhores trabalhos serão premiados e terão a oportunidade de ingressar no Hotel de Projetos da Incubadora de Empresas de Lins. Os prêmios serão convertidos em Capacitação Técnica ou em Capital Semente para os trabalhos que ingressarem no Hotel de Projetos. Os prêmios terão os valores de:

• 1º Colocado - R$5.000,00
• 2º Colocado - R$3.000,00
• 3º Colocado - R$1.500,00

Desafio Inova Paula Souza

O Desafio Inova segue o mesmo conceito, porém, o mesmo ocorre em nível estadual, sendo que nos grupos participantes ao menos um dos membros deve ser aluno ou ex-aluno de alguma unidade vinculada ao Centro Paula Souza.

As inscrições ocorrerão em outubro porém o processo de seleção sofreu alterações. O projeto ocorrerá em três fases:

- Fase Local, onde os três melhores projetos de uma Instituição (Fatec ou Etec) serão encaminhados para a Fase Regional

- Fase Regional, onde os três melhores projetos serão encaminhados para a fase estadual

- Fase Estadual, fase final do projeto, onde ocorrerão a apresentação dos melhores trabalhos selecionados.

Para a inscrição, basta seu grupo se cadastrar no site http://ideialab.inovapaulasouza.sp.gov.br e depois inscrever seu projeto, designando um mentor. Além disso, todo grupo deverá designar um professor orientador.

Os melhores projetos serão premiados.

PARTICIPE

Fica aqui o convite a todos os alunos da Fatec Lins - Professor Antônio Seabra a participar dos concursos e a conhecer as propostas do NIT - Fatec Lins, bem como, as oportunidades de desenvolvimento de suas ideias.

Para tal, visite-nos no Bloco I ou envie um email para fabioluciomeira@gmail.com