O Symposium on Virtual and Augmented Reality (SVR) é a principal conferência em Realidade Virtual e Realidade Aumentada no Brasil, promovida anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). O SVR reúne pesquisadores, estudantes e profissionais de diversas áreas acadêmicas, industriais e comerciais interessados nos avanços e aplicações de Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA) e tem os seus artigos indexados ao IEEE Xplorer, uma das maiores bibliotecas digitais de tecnologia do mundo, juntamente com a Association for Computing Machinery (ACM).

 

O artigo intitulado - ARToolkit and Qualcomm Vuforia: an analytical collation -  foi publicado e apresentado pelos alunos Alan Brito dos Santos e Juliel Bronzati Dourado sob a orientação do Prof. Adriano Bezerra. O trabalho realizado no Laboratório de Desenvolvimento de Aplicações em Educação (LabDesAE) é um dos resultados de projetos de Iniciação Científica (IC) realizados na Instituição. Este trabalho específico tem como objetivo determinar, dentro de um contexto, qual a melhor biblioteca de Realidade Aumentada (RA) a ser utilizada em um Jogo Sério para ensino de conceitos matemáticos, denominado Oceano Matemático. O jogo está sendo desenvolvido na FATEC por alunos do Curso de Jogos Digitais e já teve publicação no maior evento de Games do Brasil, o SBGames.

 

Links para os artigos:

SVR: http://www.inf.ufrgs.br/svr2016/index.html

SBGames: http://www.sbgames.org/sbgames2015/anaispdf/cultura-full/147106.pdf