// Trabalho de Graduação

PONTO DE EQUILÌBRIO DE ESTOQUE EM UM SUPERMERCADO

Diego Gustavo Mateus Dos Santos; Marcel De Barros

O setor varejista brasileiro a partir do final do século XX vem sofrendo mudanças em seu perfil geral. O avanço das grandes redes (Makro, Wal Mart, Extra e Carrefour) rumo ao interior do país tem trazido novos desafios e forçado os micro e pequenos empresários a desenvolverem estratégias que possibilitem a melhora de seu desempenho junto aos consumidores. Tais estratégias estão relacionadas com o fortalecimento dos controles internos como: custos, financeiro e estoque. Outro elemento que contribui é a logística, se bem incorporada, oferece diferenciais competitivos, visto que suas funções estão diretamente relacionadas à eficiência das operações e aos serviços ofertados aos clientes. Neste aspecto percebe-se que as falhas ocasionadas por falta de conhecimento, informação e ingerência estão entre as maiores dificuldades enfrentadas pelos micros e pequenos varejistas. Equilibrar e alocar os custos corretamente, definir a margem de contribuição e gerenciar o volume de produtos no estoque, são tarefas, embora importantes, inexistentes em algumas empresas. Diante desta problemática descrita, apresenta-se este trabalho de pesquisa que é justificado pelo interesse dos autores em compreender a abrangência do assunto e entender na prática o cálculo do ponto de equilíbrio em um supermercado. O estudo de caso do ponto de equilíbrio de estoque em um supermercado será no setor de bebidas fermentadas (cervejas, independente da marca). O objetivo geral do trabalho é pesquisar a visão atual relacionada ao tema, descrever e compreender a aplicação eficiente do cálculo do ponto de equilíbrio de estoque, demonstrar suas vantagens e apresentar os resultados, bem como futuras sugestões de um modelo eficiente de mensuração. No decorrer da pesquisa, foi constatada uma dificuldade significativa para aplicação prática do ponto de equilíbrio por parte da empresa estudada. A gestão de estoque é bastante empírica e apoiada principalmente na experiência do gestor de compras, desta forma o equilíbrio entre oferta e demanda não determina a simetria entre despesa e receita....

Curso: Logística
Orientador: Euclides Reame Junior
Palavras Chaves: ponto de equilíbrio do estoque, varejista, logística.
Desenvolvido por Felipe Maciel (: